quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Currículo

Currículo e tecnologia


Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar dessa nova geração.
A tecnologia chegou à escola e muitas mudanças estruturais já foram implementadas e outras estão previstas, porém, não se tem levado em conta o currículo e a formação docente.
O principal desafio da escola é aliar o uso dos equipamentos tecnológicos à pratica pedagógica considerado que os docentes até então não tinham recebido nenhuma formação sobre tecnologia, tal formação vem se dando de maneira lenta e gradual, o que vemos são ações isoladas e professores empenhados em buscar auto formação para não ficar obsoleto às novas ferramenta de trabalho que estão surgindo. E preocupante pensar como os currículos nas escolas são trabalhados quando aliados à tecnologia. Sabemos que muitas vezes isso ainda é feito de forma fragmentada, ou seja, ainda existe a tal grade curricular que vê as disciplinas isoladamente.
Sabe-se que o currículo é um conjunto de aprendizagem oportunizado aos estudantes no ambiente escolar. Dessa forma as experiências vão sendo aprimoradas e adicionadas ao currículo, e através do mesmo consideramos as tecnologias ao desenvolvimento do currículo escolar que nos apresenta como um recurso, não, de resistências mais de acréscimo aqueles já existentes e que buscam dar conta de um universo educacional mais intenso e com diversidades.
É nesse contexto que está à urgência de pensarmos em um currículo transdisciplinar que faça com que as áreas do conhecimento estejam integradas e conectadas. É claro que cada área do saber tem seu valor e suas especificidades, mas é preciso reconhecer que nenhuma delas deve prevalecer sobre as outras. Cada uma deve ser respeitada em sua essência. Porém, nós educadores em conjunto com a comunidade escolar devemos lutar por possibilidades para que as áreas que compõem o currículo escolar estejam mobilizadas e sejam valorizadas de forma integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário